Rua Sete de Setembro, 276 - Sala 903
Segunda à sexta // 07:30h às 18:30h
(33) 99833-7878 // (33) 3025-1500
Analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado – aquela correspondente ao reto e ao cólon – é o objetivo da colonoscopia. Com esse exame, é possível encontrar pólipos, inflamações, úlceras e até mesmo tumores. O exame é um dos mais usados no diagnóstico do câncer de cólon e reto, e permite não só o diagnóstico de doenças, mas também a realização de biópsia para coleta de material para estudo histopatológico ou até o seu tratamento (por exemplo polipectomia).
O colonoscópio é um aparelho flexível, com cerca de um metro de comprimento, com uma câmera na extremidade. Esta câmera capta imagens do intestino grosso e parte do delgado. E é por meio dessas imagens que o médico consegue ver até mesmo pequenas lesões. Este exame é indicado para todos os pacientes a partir dos 50 anos, para diagnósticos e biópsias.
O paciente recebe uma injeção intravenosa de analgésico e sedativo. Em seguida, é realizado um toque dilatador com gel anestésico e introduzido o colonoscópio, com uma microcâmera de alta definição na ponta, pelo ânus até a porção terminal do intestino delgado. O exame permite a visualização detalhada do interior do intestino delgado terminal, do cólon e reto. O exame tem duração aproximada de 20 minutos.
-Faça uma dieta leve;
-Não consuma verduras, legumes, grãos (milho, feijão, lentilha, grão de bico), bagaço de frutas ou leite;
-Dê preferência à frango desfiado ou peixe com arroz, massas ou uma sopa;
-Tome sucos de frutas coado, água de coco, sorvetes, gelatina e chá à vontade.
– Não deverá dirigir nem realizar nada que exija reflexo ou atenção contínua nas 6 horas que se seguem ao exame.
-Evitar alimentos de difícil digestão como gorduras, frituras e que contenham condimentos em excesso.
Coloproctologista
Coloproctologista
Há 15 anos estive longe dessa região para iniciar minha vida acadêmica, graduei em Medicina pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH. Fiz Residência Médica credenciada pelo MEC na área de Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Ciências Médicas – BH e Residência Médica credenciada pelo MEC na área de Coloproctologia pelo Hospital Felício Rocho – BH. Sou membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Retorno a esta querida região para oferecer assistência médica baseada em evidências científicas, aliado a valores humanos essenciais para consolidar uma boa relação entre Médico e a unidade paciente/família. Estarei por aqui para compartilhar informações e esclarecer dúvidas. Atualmente faço parte do corpo clínico da Cirurgia Geral do Hospital Regional. Também trabalho como proctologista no CADEF. E faço parte do corpo clínico do hospital São Lucas.